Qual seu tipo de pele?

A rotina de cuidados é diferente para peles normais, mistas, oleosas e secas. Descubra qual é a sua e fique mais linda!

POSTAGEM: 18 de outubro de 2017
0 Comentários


Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Pois é, tamanha grandeza merece cuidados à altura. A regrinha básica de lavar o rosto duas vezes por dia – pela manhã e antes de dormir – é ótima e pode ser complementada com outros produtos que promovem o bem-estar da pele e afastam cravos e espinhas.

 

Mas, para ficar com uma aparência linda e saudável, é preciso ter uma rotina de cuidados específicos para o seu tipo de pele, que pode ser normal, mista, oleosa ou seca. Entenda melhor sobre cada um deles.

 

Normal

Tem textura aveludada, produz gordura natural na medida certa e possui boa elasticidade. Com aspecto rosado e poros poucos visíveis, tem predisposição a se tornar seca, portanto, evite tomar banho com água quente por muito tempo, pois irá favorecer o ressecamento. Além disso, não use esponjas ou buchas no rosto.

 

Mista

Tipo mais comum, tem aspecto oleoso e poros na zona T (que envolve testa, nariz e queixo). As bochechas e as extremidades, contudo, costumam ser secas. Como a textura é fina, tem mais probabilidade de rugas precoces. Uma ótima dica é utilizar sabonetes, cremes e hidratantes sem óleo na composição.

Oleosa

Produz uma quantidade maior de sebo, que deixa a aparência brilhante e úmida. Essa característica genética pode ser acentuada por fatores como alterações hormonais, excesso de sol, estresse e alimentação rica em gordura. Nesse caso, limpe a região apenas duas vezes por dia e nunca esfregue ou lave com frequência, pois isso faz com que a pele “se defenda” produzindo mais óleo.

Seca

Sofre com a perda excessiva de água, o que deixa a pele com descamações e pouca luminosidade. A falta de hidratação ocasiona rugas e fissuras, enquanto alterações de temperatura potencializam o surgimento de rachaduras. Prefira hidratantes em creme, que possuem maior quantidade de produto e mantêm a região hidratada por mais tempo.

Caso tenha interesse em se aprofundar mais neste tema, procure um dermatologista.