Mitos e verdades sobre a acne

Nem tudo o que se escuta por aí é real. Pronta para encarar a verdade?

POSTAGEM: 18 de outubro de 2017
0 Comentários


Você sabia que a acne afeta 80% das pessoas em todo o mundo, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS)? Por isso, é comum ouvir muitos mitos sobre esse tema. Alguns deles são bem injustos, por exemplo, apontar o chocolate como vilão das espinhas (justo o chocolate?).

Para acabar com essas dúvidas, confira o que é mesmo verdade e o que não passa de especulação quando o assunto é o surgimento de espinhas e cravos.

Se meus pais tiveram acne com certeza também – MITO

A acne é uma doença da unidade pilossebácea e possui várias causas, dentre essas, os fatores genéticos ainda não foram totalmente elucidados. Entretanto, a influência genética é muito importante, principalmente nos quadros mais graves. Pode haver, mas não é uma regra, uma maior probabilidade de filhos de pais com acne grave também apresentarem o quadro em menor ou maior grau. O importante é que, nestes casos, você procure um dermatologista, que é o profissional capacitado para tratar a acne.

Estresse piora a acne – VERDADE

O estresse estimula a produção das glândulas sebáceas, responsáveis pelo aparecimento de espinhas e cravos. Com isso, pode haver uma piora do quadro.

A acne deve ser tratada de maneira adequada – VERDADE

Lembre-se de a acne é um problema de pele que tem várias causas, sendo que uma delas é a inflamação. Por isso, não confie em métodos caseiros para acabar com cravos e espinhas. Quando você mexe em lesões inflamadas sem produtos próprios, corre o risco de piorar ainda mais a situação. A solução é investir em cosméticos especialmente desenvolvidos para combater acne, como os da Acnase, que possui cremes, gel, sabonete, secativos e muito mais.

Tenho acne pois não me alimento corretamente – MITO

É comum ouvir que a dieta influencia no aparecimento da acne. Porém, é importante deixar claro que a dieta sozinha não causa cravos e espinhas. Existem alguns dados científicos demonstrando que alimentos com elevado índice glicêmico e o leite (geralmente do tipo integral) podem contribuir para o agravamento de quadros de acne em determinados grupos quando consumidos em excesso. Mas essa relação ainda não está totalmente estabelecida e deve ser avaliada caso a caso pelo dermatologista. Nossa dica é que você siga uma dieta equilibrada e balanceada, assim seu organismo fica em dia e sua pele também.

O clima interfere na qualidade da pele – VERDADE

Quanto mais quente o clima, mais oleosa fica a pele. Consequentemente, aumentam as chances do surgimento de espinhas. Importante ressaltar que  o uso de filtros solares gordurosos pode deixar a pele ainda mais oleosa.

Acne é contagiosa – MITO

A acne é considerada um problema crônico de pele que possui como causas os seguintes fatores fundamentais: a hiperprodução sebácea, a hiperqueratinização folicular, o aumento da presença da bactéria Propionibacterium e a inflamação dérmica periglandular.

A acne pode levar as manchas e cicatrizes na pele – VERDADE

Isso normalmente acontece quando as pessoas mexem na inflamação de forma inadequada. Com isso, os sintomas se agravam e a espinha pode deixar cicatrizes na pele. Para evitar, é muito simples: siga o tratamento corretamente e utilize apenas produtos que sejam certificados no mercado.

Não preciso tratar a acne, pois é algo passageiro, com o tempo ela vai desaparecer – MITO

Quanto mais cedo você começar a cuidar da acne, mais rápido e mais eficiente será o tratamento. Por isso, busque orientação assim que possível e utilize produtos específicos.

A acne pode aparecer em qualquer idade – VERDADE

Em geral, a acne se desenvolve quando as glândulas sebáceas estão em maior atividade, como na adolescência. No entanto, o problema pode aparecer na vida adulta.

Esfoliar a pele sempre ajuda no cuidado da pele com acne – NEM MITO, NEM VERDADE

Depende. A esfoliação pode ser realizada, geralmente uma a duas vezes na semana desde que a pele não esteja muito sensível.

É normal que a acne piore no período pré-menstrual – MITO

Não existem estudos que comprovem a relação da acne com o período pré-menstrual.

A pele com acne é sempre oleosa e não precisa de hidratação – MITO

De maneira geral, a pele acneica costuma ser oleosa, principalmente na zona “T”. Porém, oleosidade não é sinônimo de hidratação. Por isso, aplique hidratantes que sejam livres de óleo e que não acentuem quadros de acne.

A limpeza de pele ajuda no cuidado das peles acneicas, desde que realizada por profissional e indicada por um dermatologista – VERDADE

As cicatrizes deixadas pela acne podem ser tratadas com diversos procedimentos, mas o tratamento costuma ser longo e ter custos elevados. É sempre bom prevenir as cicatrizes e manter a pele bem cuidada usando apenas produtos corretos.

Tomar sol melhora a acne – MITO

Pelo contrário. Ficar muito tempo exposto ao sol pode levar ao aparecimento de acne solar, que nada mais é do que erupções que parecem bolinhas vermelhas. Elas normalmente são encontradas nos ombros e nos braços.

Aplicar creme dental ajuda a eliminar espinhas – MITO

Evite fazer isso, já que o creme dental não é destinado para ser aplicado na pele . e pode irritar ainda mais o local.