Por que só eu tenho espinhas e meus amigos não?

A acne afeta grande parte dos adolescentes, portanto, fique tranquila e entenda que você não está sozinha nessa

POSTAGEM: 18 de outubro de 2017
0 Comentários


Ó, vida cruel! Por que seu rosto parece um campo minado, enquanto suas amigas têm pele de princesa? Bom, muitas coisas podem influenciar para o surgimento de cravos e espinhas, e isso vale para todo mundo.

O primeiro item a ser levado em conta é a faixa etária. A acne pode aparecer em qualquer idade, mas piora na adolescência, quando afeta 80% dos jovens. Nessa fase, o aumento no nível de hormônios no corpo estimula a produção de gordura na pele. Então, fique tranquila: você não está sozinha nessa.

Também é importante lembrar que cravos e espinhas têm origens diferentes. O primeiro nasce por dois motivos: aumento na gordura produzida em glândulas da pele e o entupimento nos poros por onde essa gordura deveria ser liberada. E sabe quem atrapalha essa saída? A queratina, substância produzida pelo corpo (viu, é algo natural).

No caso da espinha, o processo é diferente. Pode ser que, neste exato momento, seu corpo esteja produzindo uma inflamação, mas você só descobre depois que ela nascer. Funciona assim: quando existe um poro bloqueado, há um acúmulo de gordura, que leva à formação de um cravo. Se esse poro for estreito, terão mais bactérias se alimentando da gordura. Com isso, surgirá um pontinho branco na ponta do cravo (a famosa espinha).

Estresse e alimentação

Estresse e ansiedade também não são bem-vindos no combate à acne. Quando essas emoções são intensas, ocorre estímulo ainda maior das glândulas sebáceas, as quais produzem sebo (gordura). O resultado você já sabe.

Quando o organismo se depara com picos de açúcar, ele rapidamente coloca a insulina em ação para controlá-lo. O excesso de consumo de alimentos que levam a estes picos de açúcar pode contribuir para o aparecimento da acne em alguns casos. Porém, os fatores alimentares relacionados à acne ainda não estão totalmente esclarecidos.

Como vimos, diversos fatores podem desencadear o surgimento de cravos e espinhas, mas não apenas e exclusivamente em você, ok? Então, leve numa boa. Até porque, com o tempo, a tendência é que a acne diminua.